quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

As diferenças existem desde que o mundo...


Estávamos numa discussão política quando ele me encarou e sorriu. Um sorriso maroto de superioridade, emendado um conselho sábio: - você não pode concordar que uma pessoa sem estudos tenha a mesma capacidade e sabedoria para administrar um país... E sentenciou: você não pode ser igual a uma pessoa que nunca frequentou uma faculdade! Foi então que percebi penetrando na estrutura do pensamento iluminista que definiu a ciência racional como base para qualquer pensamento coerente. Não se obtém sabedoria fora dos assentos escolares.
Dessa forma e prisioneiro da minha formação acadêmica recolhi-me a pensamentos “primitivos” tentando “regredir” ao estado de pureza ou ignorância completa.
Não existe tal estado? Ou será que é o estado que a gente define como incapaz de possuir uma “consciência social” da qual as pessoas “mais humildes” se encontram.
Há essa altura pensei no motorista de ônibus que me carrega; na enfermeira que ministra remédios aos pacientes, ao próprio Presidente da República. Pensei se um lixeiro não tem a mesma responsabilidade quando limpa as ruas de uma cidade em que moram ricos e pobres... Não seriam capazes de administrar seus bens? Por mais que esses bens se resumam à sua família? E que nós, de maneira geral temos que tomar decisões arbitrárias para continuarmos vivendo da maneira que acreditamos correta e justa?
Meio sem pensar, vomitei esses pensamentos no meio da conversa...
Novamente ele me encarou, dessa vez com um sorriso paternal dizendo: você é um idealista... Eu também concordo, mas as diferenças existem desde que o mundo é mundo. Não há como nega-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário