domingo, 23 de setembro de 2012


“O meio é a mensagem” – Marshall McLuhan
Cultuado pelos intelectuais da comunicação no final dos anos sessenta, Marshall McLuhan tornou-se ícone nas aulas de semiótica – na faculdade ou comunicação – no colegial de minha época.
O desbunde tecnológico propagado pelos estadunidenses, do pós-guerra mundial, inundavam os cinemas as televisões e os anúncios de revistas.
A editora Abril “compraria” a estrutura da “Time” e transformaria em “Veja”; “compraria” a estrutura gráfica da revista “Cosmopolitan” e transformaria em “NOVA”...
Marshall McLuhan desvendava-nos em “definições precisas” cada uma das mídias que até então existiam. Mesmo antes da internet. Por meio de imagens e textos agradáveis de ver/ler.
Estava então inaugurada a era de aquários. O homem pisava na lua. O homem assistia o homem pisar na lua.
A Europa vivia sua contradição social/democrata, dentre revoltas culturais e civis; os EUA vivendo sua derrota moral na guerra do Vietnã; enquanto o Brasil e a América Latina viviam os piores anos de dominação das oligarquias nativas como gerentes de um modelo de sustentação do modelo econômico colonial moderno (ou pós-moderno).




July 21, 2011 - 9:05 pm1 Comment
“Nosso tempo é um mundo novo em folha do tudo ao mesmo tempo agora.
O tempo cessou, o espaço desapareceu.
Vivemos agora em uma aldeia global…”
Cem anos depois de seu nascimento, o pensador canadense Marshall McLuhan – inspirador do título do jornal Meio & Mensagem – permanece atual, controverso e incompreendido, como sempre foi.

Marshall McLuhan
Numa coleção de slogans selecionadas em reportagem no Meio & Mensagem desta semana, conseguimos conhecer um pouco mais da mente deste grande pensador e teórico da comunicação.
“O meio é a mensagem”
“Olhamos o presente por um espelho retrovisor. Marchamos de volta ao futuro”
“Um meio de comunicação modifica outro, assim como um idioma é alterado por seu contato com outro”
“Toda publicidade anuncia publicidade”
“Atualmente, cada um de nós vive centenas de anos em uma década”
“Hoje, o negócio do mundo dos negócios é criar novos negócios”
“Qualquer homem hoje é, de certo modo, um artista”
“O futuro do livro é a sinopse”
“Nosso tempo é um mundo novo em folha do tudo ao mesmo tempo agora. O tempo cessou, o espaço desapareceu. Vivemos agora em uma aldeia global…”
“Um dia descobriremos que os anúncios de nosso tempo constituem os mais ricos e fiéis reflexos diários que uma sociedade pode conceber para retratar todos os seus setores de atividades”

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